quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fenícios




















Imagem 1. Jezabel, rainha fenícia


Eis aqui a cultura vestual de um povo difícil para se estudar. Quando se fala em fenícios, logo se pensa no:
Alfabeto fenício 


E o quão grandes navegadores comerciantes eles eram

Os fenícios eram um povo antigo que habitava a região costeira do Levante, conhecida como          Fenícia, que incluía partes do atual Líbano, Síria e Israel. A vestimenta dos fenícios refletia sua vida marítima, suas atividades comerciais e a influência de diversas culturas com as quais mantinham contato.

  1. Tecidos e Materiais: Os fenícios tinham acesso a uma variedade de tecidos, incluindo linho e lã. Suas roupas frequentemente apresentavam cores vibrantes, e os tecidos eram muitas vezes tingidos para criar padrões decorativos.


  2. Túnicas e Mantos: Túnicas eram a peça básica do vestuário fenício. Homens e mulheres usavam túnicas longas e soltas, frequentemente amarradas com cintos ou presilhas. Em climas mais frios, eram comuns mantos para proteção adicional.


  3. Adornos e Joias: Os fenícios valorizavam ornamentos e joias. Tanto homens quanto mulheres usavam pulseiras, colares, anéis e brincos. Estas joias muitas vezes refletiam a riqueza e o status social do indivíduo.


  4. Calçados: Sandálias eram o tipo comum de calçado, apropriado para o clima quente da região. Essas sandálias eram frequentemente feitas de couro ou outros materiais duráveis.


  5. Cabeça e Cabelo: Os fenícios costumavam cobrir a cabeça com turbantes ou chapéus. Mulheres também podiam usar véus ou lenços.


  6. Cintos e Detalhes Funcionais: Cintos eram elementos práticos e decorativos nas vestimentas fenícias. Eles não apenas mantinham as túnicas no lugar, mas também serviam como acessórios elegantes.


  7. Influências Culturais: Dada a posição geográfica estratégica da Fenícia como um importante centro comercial, as vestimentas fenícias poderiam ser influenciadas por outras culturas com as quais eles interagiam, como egípcios, assírios e babilônios.


2 comentários: