quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Os Persas


Localização Geográfica: Os persas originaram-se na região conhecida como Pérsia, que compreende  a maior parte do Irã moderno. A história dos persas está fortemente ligada ao planalto iraniano.

Império Persa: O Império Persa, também conhecido como Império Aquemênida, foi um dos maiores impérios da Antiguidade. Fundado por Ciro, o Grande, no século VI a.C., o império atingiu seu auge sob Dario I e seu filho Xerxes I. Estendeu-se desde o Egito até a Índia e abrangeu uma diversidade de culturas e povos.

Organização Política e Social: O império persa era governado por uma monarquia absoluta, onde o rei ou xá tinha poderes absolutos. No entanto, os persas eram conhecidos por sua política de tolerância religiosa e cultural, permitindo que os povos conquistados mantivessem suas tradições.

Ciro, o Grande: Ciro é frequentemente considerado um dos maiores líderes persas. Ele conquistou a Babilônia em 539 a.C., permitindo que os judeus exilados retornassem a Jerusalém e reconstruíssem o Templo. Ciro também é mencionado de forma positiva na Bíblia.

Guerras Persas: O Império Persa esteve envolvido nas Guerras Greco-Persas, notavelmente durante as invasões de Dario I e Xerxes I. As batalhas de Maratona, Termópilas e Salamina são eventos famosos desta época.

Cultura e Contribuições: Os persas fizeram várias contribuições para a civilização, incluindo a criação do sistema de correios, chamado de "Angarum", que facilitava a comunicação no vasto império. Além disso, desenvolveram um sistema de estradas conhecido como "A estrada real".

Religião: O zoroastrismo é a religião mais antiga conhecida dos persas, fundada por Zaratustra (ou Zoroastro). Essa religião enfatiza a luta entre o bem e o mal e a adoração de um único deus, Ahura Mazda.

Túnicas e Mantos: Uma peça de vestuário comum era a túnica, chamada de "kandys" ou "gandys". Eles também usavam mantos longos, especialmente os homens. A forma exata e o estilo dessas peças poderiam variar de acordo com a classe social e a ocasião.

Adornos e Acessórios: Os persas valorizavam joias e ornamentos. Tanto homens quanto mulheres usavam braceletes, colares e anéis. As roupas podiam ser enfeitadas com bordados elaborados e detalhes luxuosos.

Cobertura para a Cabeça: Homens e mulheres frequentemente cobriam a cabeça. Os homens usavam turbantes ou gorros, enquanto as mulheres usavam véus ou lenços.

Calçados: Os persas antigos usavam sandálias ou sapatos fechados, dependendo das condições climáticas e sociais. Calçados mais ornamentados eram reservados para ocasiões especiais.

Cores e Estilos: As cores e os estilos variavam dependendo da região e da época. Tecidos coloridos e padrões eram comuns, refletindo a riqueza e a diversidade cultural do império.

Armaduras Militares: Nas forças armadas, a vestimenta incluía armaduras de couro ou metal, capacetes e escudos. Os soldados usavam uniformes que diferenciavam suas posições e patentes.

  E quais as características de seu vestuário?

Tecidos e Materiais: Os persas utilizavam tecidos de alta qualidade, como seda e lã. A seda era muitas vezes associada a roupas luxuosas e usada por aqueles na classe mais alta da sociedade.








Os persas foram um dos primeiros povos a cortar e ajustar medidas das roupas, em vez de simplesmente vestir pedaços de tecidos. Historiadores acreditam que os persas vestiam roupas que tinham boas medidas (ao contrário dos egípcios) porque isto proporcionava conforto, bem como facilitavam a caça. Os homens persas vestiam calças que se ajustavam firmemente às pernas e túnicas e casacos. As mulheres vestiam-se de maneira similar aos homens. Calçados eram parte do vestuário normal. Este tipo de vestuário depois iria desenvolver-se na Europa ocidental, substituído as túnicas e casacos tradicionais dos gregos e romanos, na Idade Média. (Fonte: wikipedia.com)

Um comentário: