quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hebreus





                                                                                                    







Segundo o dicionário Bíblico, da Bíbliaonline.net:

    A arte de tecer os pêlos dos animais era conhecida dos hebreus desde tempos muito afastados (Êx 26.7 - 35.6) - o saco penitencial, usado em ocasiões de tristeza, era feito de pêlo de cabra preta. o vestuário de João Batista era de pêlos de camelo (Mt 3.4). Em todos os tempos foi a 1ã muito empregada, particularmente nas vestes exteriores (Jó 31.20 - Pv 27.26 - 31.13). o linho fino era usado nas vestes dos principais sacerdotes (Êx 28.5), e dele também faziam uso as classes ricas (Gn 41.42 - Pv 31.22 - Lc 16.19). 
    Muito mais tarde é que foi introduzido o uso da seda (Ap 18.12). Era proibido pela Lei usar qualquer fazenda onde houvesse mistura de 1ã e linho (Lv 19.19 - Dt 22.11), provavelmente com o fim de fortalecer a idéia de pureza e simplicidade. A cor geral do vestuário dos hebreus era o branco natural, realçado em alguns casos pela arte do lavandeiro. 
    A referência ao fio encarnado (Gn 38.28) faz supor que já se conhecia nesse tempo a arte de tingir. os hebreus aprenderam com os egípcios vários métodos de produzir estofos, embelezados com o emprego de fios coloridos (Êx 35.25), fazendo uso de filigrana de ouro (Êx 28.6), e pondo figuras no tecido (Êx 26.1,31 - 36.8,35). os vestidos, confeccionados com fios de ouro (Sl 45.13), e, em tempos posteriores, com fios de prata, eram usados pelas pessoas reais - quanto aos ricos, os seus vestidos eram feitos com outras espécies de bordados (Jz 5.30 - S145.14 - Ez 16.13). 
    Vestimentas tingidas eram importadas de países estrangeiros (Sf 1.8) - a púrpura e o escarlate eram, em certas ocasiões, usados pelas pessoas luxuosas (Pv 31.22 - Lc 16.19 - 2 Sm 1. 24). o árabe moderno veste-se do mesmo modo que o antigo hebreu, com vestidos igualmente flutuantes. Há um vestido de fora, quente e pesado, e outro interior, de fazenda leve. Havia certa semelhança entre os vestidos dos homens e os das mulheres, embora com diferença suficiente para indicar o sexo: ‘A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher’ (Dt 22.5). Necessário artigo de vestuário era aquele que se assemelha à nossa camisa, feito de 1ã, algodão ou linho, e cingido ao corpo com um cinto. Quando qualquer pessoa aparecia vestida somente com essa roupa, dizia-se que estava nua (1 Sm 19.24 - Jó 22.6 - is 20.2 - 58.7 - Jo 21.7 - Tg 2.15). 
     Sobre essa espécie de túnica vestia-se outra, mais comprida que a primeira. o vulgar vestido exterior constava de uma peça quadrangular do pano de 1ã. Envolvia todo o corpo, ou punha-se sobre os ombros, como um chale, ou ainda o podiam lançar sobre a cabeça para ocultar a face (2 Sm 15.30 - Et 6.12). As mulheres usavam, como os homens, a mesma espécie de camisa, mas os seus vestidos exteriores eram diferentes, compreendendo também uma espécie de chale e um véu - e terminavam eles numa ampla franja que escondia os pés (is 47.2 - Jr 13.22). o vestido exterior dos hebreus era, também, utilizado como roupa de cama - e por isso um credor não o podia conservar em seu poder, depois do sol posto (Êx 22.26 - Dt 24.12,13). o costume de empenhar os vestidos parece ter sido muito comum. As vestes largas, flutuantes, dos hebreus davam lugar a uma variedade de ações simbólicas: quando as rasgavam, era esse gesto expressivo de várias emoções, como o desgosto (Gn 37.29,34 - 2 Sm 1.2 - Jó 1.20), o medo (1 Rs 21.27 - 2 Rs 22.11,19), a indignação (2 Rs 5.7 - 11.14 - Mt 26.65), o desespero (Jz 11.35 - Et 4.1). 
    Geralmente, apenas a vestidura exterior é que era rasgada (Gn 37.34 - Jó 1.20 - 2.12) - mas, em certos casos, a interior (2 Sm 15.32) - eem outras ocasiões tanto uma como outra (Ed 9.3 - Mt 26.65). Sacudir os vestidos, ou o pó, era sinal de rejeição (At 18.6) - estendendo-os diante de uma pessoa, esse ato significava lealdade e recepção alegre (2 Rs 9.13 - Mt 21.8), envolvendo com eles o rosto manifestava-se temor (1 Rs 19.13), ou dor (2 Sm 15.30 - Et 6.12 - Jr 14.3,4) - arrojando-os de si era indício de excitação (At 22.23) - e segurando-os, queria dizer súplica (1 Sm 15.27 - is 3.6 - 4.1 - Zc 8.23). Durante as viagens, os vestidos exteriores eram cingidos (1 Rs 18.46), e lançados fora quando embaraçavam os movimentos do corpo (Mc 10.50 - Jo 13.4 - At 7.58). 
    A expressão ‘tens roupa’ (is 3.6) indicava abastança, porque as mudanças de roupa constituíam um dos muitos elementos de riqueza (Jó 27.16 - Mt 6.29 - Tg 5.2). As mulheres da casa faziam os vestidos (Pv 31.22 - At 9.39) sendo certo que, em virtude da grande simplicidade do corte, não era preciso grande arte para os confeccionar. o profeta isaías (3.16) refere-se à extravagância no vestuário, e também Jr 4.30 - Ez 16.10 - Sf 1.8 - 1 Tm 2.9 - 1 Pe 3.3.

Vestuário do Sumo sacerdote hebreu













    Para a realização do ofício sacerdotal, era exigido do Sumo-Sacerdote santidade, e uma indumentária toda especial – "vestes santas". Devemos observar que a expressão "vestes santas" tem a ver com vestes diferenciadas do vestuário de uso comum. Seriam roupas utilizadas somente no ofício do ministério sacerdotal, exclusivamente separadas para o serviço no Santuário. Barrow resume os trajes do Sumo-Sacerdote da seguinte maneira:

    "Esta maravilhosa responsabilidade requeria uma pessoa santificada (Êxodo 29), o sumo sacerdote, vestido em seus "trajes santos". A parte superior da veste santa é parecido com um avental, e é chamado o Éfode. Por cima do Éfode, em forma quadrada, o peitoral, com doze pedras preciosas. Nos ombros havia mais duas pedras preciosas. A vestimenta azul era chamada de manto, embaixo do qual o sumo sacerdote usava uma túnica branca de linho fino, de obra tecida. Na sua cabeça está a mitra branca de linho fino. Ao redor da base da mitra está a lamina de ouro, gravada com os dizeres: "SANTIDADE AO SENHOR"
  As roupas do Sumo sacerdote do Antigo Testamento tinha 12 pedras preciosas no peitoral, representando as 12 Tribos de Israel. Êxodo 28:10

Pedra - Tribo:

1 - Sárdio - Judá
2 - Topázio - Issacar
3 - Carbúnculo - Zebulom
4 - Esmeralda - Rubén
5 - Safira - Simeão
6 - Diamante - Gade
7 - Jacinto - Jose
8 - Ágata - Manasses
9 - Ametista - Benjamim
10 - Berilo - Dã
11 - Ônix - Aser
12 - Jaspe - Naftali

18 comentários:

  1. Através desse estudo observo a importância que Deus dá ao ser humano, pois chama pelo NOME
    E a cada pessoa tem um valor diferenciado...Glória a Deus!!
    Isso para os que o aceita como SALVADOR e guarda a sua lei

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  2. Muito interessante.
    Ajudou muito em uma pesquisa que estou fazendo.

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  3. Você poderia colocar as referencias, por favor? Ótimo artigo, parabéns!

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  4. Em lugar da tribo de levi colocaram manasses filho de moises ta errado!

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Manassés é o primeiro filho de José n

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    3. os levitas não possuíam herança, pois ela era o privilegio de servir o Senhor no templo, por isso não tem parte nas pedras

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    4. Manassés era o filho mais velho de José do Egito. Acho que a pessoa que digitou esqueceu-se da tribo de Levi.

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  5. muito bom o comentário, DEUS OS ABENÇOE.

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  6. muito bom o comentário, DEUS OS ABENÇOE.

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  7. Bom dia
    Poderia me dizer deonde foi extraída essas informações? Tenho muito interesse em fazer uma explanação sobre as vestimentas da mulher e do homem,no tempo hebreu, se puder por as referências vai me ajudar muito.
    Obrigada

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  8. Boa pesquisa.
    Gostaria de saber da possibilidade de pesquisa sobre o porquê de usarem muito as cores azul Royal, bordô e verde escuro nas vestimentas antigas de todos os tempos antigos.

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  9. como as pessoas da tribo de manasses se vestiam?

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  10. O lapso está na menção a José, cujo porção não lhe coube, mas a seus descendentes: Efraim e Manassés.
    A Levi coube na partilha não território mas o serviço a Deus no tabernáculo e posteriormente no Templo, tornando-se na divisão de Israel enquanto povo, a sua parte espiritual.
    Então entenda-se pela pedra de Jacinto ( ou opala ) a Efraim, não José.

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  11. Saibam que o nome do criador é Yauh e do salvador Yausha

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